Na hora de escolher um robô aspirador com mapeamento para comprar, há sempre a dúvida em relação aos diferentes sistemas e modelos disponíveis no mercado.
Infelizmente, os fabricantes não são sempre muito claros em relação ao tipo de tecnologia usada, e nem como ela faz o tal mapeamento de terreno. Com isso, não é raro ver clientes frustrados com a escolha que fizeram.
Neste artigo, vamos te explicar como escolher o robô de limpeza com o melhor sistema de mapeamento, e ainda te apresentaremos as 8 melhores opções do mercado.
Conteúdo
Melhores robôs aspiradores com mapeamento
Como funciona o mapeamento do aspirador robô?
Todo robô aspirador possui um sistema de navegação. No entanto, nem todos eles realizam o mapeamento do terreno em que operam.
Este é um ponto muito importante a ser compreendido, pois os modelos mais populares, e mais em conta, fazem uso geralmente de 2 tipos de navegação: a randômica (Sem uma direção definida) e a por giroscópio.
A navegação randômica é feita com o auxílio apenas de sensores para evitar obstáculos e quedas. Já a navegação por giroscópio faz uso deste aparelho atrelado a múltiplos sensores.
Nenhum destes dois modelos, no entanto, são capazes de mapear um ambiente.
A falta de um sistema de mapeamento sente-se principalmente quando descobrimos que o robozinho de limpeza passou várias vezes pelo mesmo lugar, ou simplesmente deixou espaços sem serem aspirados.
Isso acontece pois, apesar de todos os sensores, eles não tem um sistema de mapeamento eficiente. Esse sistema pode ser através de giroscópio, câmeras acopladas, laser ou a combinação de todas estas tecnologias.
Como escolher o melhor sistema de mapeamento
Muitos fabricantes de robôs aspiradores indicam que o produto é inteligente (smart), o que pode levar o consumidor a acreditar que ele também faz o mapeamento do ambiente. No entanto, ao observar suas especificações, é possível verificar que não é o caso.
Muitos possuem apenas conectividade com aparelhos smart através da rede WiFi, mas isto não necessariamente indica que o robô de limpeza faz o mapeamento do ambiente.
Por isso é tão importante entender como de fato é feito este levantamento na hora de escolher o melhor robô aspirador com mapeamento.
Para escolher o melhor sistema de mapeamento é necessário primeiro saber a diferença entre o que é um sistema de navegação e um sistema de mapeamento.
Navegação por Giroscópio
Este é o tipo de navegação muito comum em aspiradores de gama média. Apesar de muitas vezes ser descrito como um sistema de mapeamento por alguns fabricantes, o giroscópio por si só não é capaz de gerar um mapa do ambiente.
O funcionamento dele é simples: ao longo do ciclo de limpeza, o robô utiliza o giroscópio em conjunto com seus vários sensores para gerar um mapa aproximado do ambiente.
No entanto, apesar de tornar os aspiradores mais assertivos sem encarecer tanto o produto final, esses aparelhos não são tão precisos quanto às outras opções de mapeamento.
Isto se dá pelo fato do giroscópio ser um aparelho que apenas consegue medir a orientação e a velocidade angular do robô de limpeza em relação ao seu ambiente. Assim, ele sozinho não consegue gerar um mapa detalhado e de alta precisão.
Este tipo de navegação é um grande avanço em relação a navegação randômica, pois consegue estabelecer uma certa ordem de funcionamento. Mas não é a melhor em termos de mapeamento.
Tecnologia vSLAM
A Tecnologia vSLAM, refere-se a terminologia em inglês Visual Simultaneous Localization And Mapping, que em tradução literal significa mapeamento e localização visual simultânea.
Esta tecnologia baseia-se no uso de câmeras para a geração de mapas. Elas tiram fotos dos ambientes e objetos. Através destas imagens, e em muitos casos com a ajuda de tecnologia 3D, os robôs de limpeza são capazes de gerar mapas dos ambientes.
Esse tipo de mapeamento, apesar de ser bem mais preciso que o feito por giroscópio, tem a desvantagem de não funcionar muito bem em ambientes escuros ou com sombras.
Para contornar este ponto negativo, alguns aspiradores utilizam luzes de led que clareiam os locais com menos luminosidade. Desta forma, eles conseguem contornar o déficit de precisão em decorrência da baixa visibilidade.
Tecnologia LiDAR
A tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging – Detecção e Mapeamento por Laser), faz uso de sensores e laser para detectar a distância entre o aparelho e os obstáculos.
Robôs com este sistema de mapeamento são considerados dos mais precisos atualmente, perdendo apenas para os aparelhos com a combinação do LiDAR com vSLAM.
Os sensores a laser são capazes de identificar pés de móveis, muros, portas e muito mais, mesmo em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação.
Esta característica, por si só, já coloca os aparelhos com LiDAR em um outro patamar em termos de eficiência de limpeza e autonomia.
Para quê serve o robô aspirador com mapeamento afinal?
Agora que já conhecemos os diferentes tipos de mapeamento e como eles funcionam, é possível ter uma ideia mais clara sobre o tipo de uso destes aparelhos.
Em termos gerais, os robôs aspiradores com mapeamento, são ideais quando queremos ter uma alta eficiência e grande autonomia na limpeza do dia-a-dia.
Apesar de muitos serem ótimos removendo grandes volumes de sujeira, este tipo de aparelho não é o ideal para a limpeza pesada de uma casa.
Mas caso este seja o seu desejo, recomendamos escolher uma opção robusta, com grande poder de sucção e que seja capaz de mapear ambientes com eficiência.
Com o tempo e adaptando-se ao novo amigo da faxina, será possível estabelecer a dinâmica adequada para a realização da limpeza intensa.
Ao escolher o aparelho certo, conseguimos alcançar uma grande liberdade na hora da limpeza doméstica. E isso é um dos principais motivadores para quem busca este tipo de gadget.
Os 8 Melhores robôs aspiradores com mapeamento
Agora vamos te apresentar os top de linha quando o assunto é mapeamento. Confira abaixo opções escolhidas a dedo pela na equipe de especialistas, e entenda de uma vez por todas por que estes são os melhores do mercado.
Liectroux XR500 Inteligente Robô aspirador de pó e esfregão
Ficha técnica:
- Mapeamento: LiDAR + algoritmo SLAM
- Sucção: 5000pa (50mbar)
- Autonomia: 2h10 minutos
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 350ml
- Capacidade: 600ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,6cm
- Superficies: Piso frio, carpete baixo
O Liectroux XR500 é destaque quando o quesito é custo-benefício. Ele é um dos mais baratos do mercado atualmente e não deixa a desejar para os aparelhos mais caros.
Este robô aspirador faz uso de um sistema de detecção dupla, aliando a tecnologia LiDAR e a SLAM. Desta forma, o aparelho utiliza um sensor a laser com alcance entre 5cm e 8m para detectar objetos em tempo real e gerar mapas 3D do ambiente.
Com toda essa inovação, o Liectroux XR500 torna-se um dos equipamentos mais completos do mercado.
Ele é capaz de gerar 5 mapas que podem ser gerenciados em um aplicativo próprio que permite controlar o aparelho através da rede WiFi ou remotamente quando estiver fora de casa.
Além disso, outra função interessante é a possibilidade de criar cronogramas de limpeza, definir zonas de exclusão ou mesmo estabelecer zonas de limpeza intensa, ou seja, que precisam ser limpas mais de um vez durante um determinado tempo.
Este tipo de característica é especialmente importante para casas com grande movimentação de pessoas, que possuam crianças ou animais de estimação.
Outra grande vantagem do XR500 é que ele consegue retornar à base para recarregar a bateria e depois voltar a limpar de onde parou.
Ele também é capaz de gerenciar automaticamente o estado de suas escovas, filtros e esfregão, o que facilita na hora de saber a melhor hora para a troca destes itens.
E por falar em esfregão, este modelo varre, aspira e esfrega o chão em forma de Y para garantir uma maior eficiência na limpeza. O tanque de água é controlado eletronicamente e promete ajustar a saída de água de maneira mais uniforme.
Então se está à procura de um robo que varre, aspira e passa pano, além de ser mapear a casa, este pode ser uma boa opção pra você.
Prós
- Utiliza sistema de detecção dupla LiDAR + SLAM
- Gera até 5 mapas
Cons
- Relatos de dificuldade para configurar para o uso inicial do app.
Robô Aspirador de Pó Inteligente Mop 2C Xiaomi
Ficha técnica:
- Mapeamento: vSLAM
- Sucção: 2700pa (27mbar)
- Autonomia: 1h50 minutos no modo padrão
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 250ml
- Capacidade: 550ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 8,1cm
- Superficies: Piso frio, carpete baixo.
O robô aspirador Mop 2 Xiaomi faz uso da tecnologia vSLAM para a detecção do piso.
Ele ainda conta com um app, onde é possível ver os mapas, estabelecer rotas de limpeza, selecionar áreas a serem limpas, programar momentos específicos para a realização da faxina e muito mais.
Além disso, o robô aspirador da Xiaomi ainda pode ser conectado a dispositivos Alexa ou Google Assistente, aumentando ainda mais a liberdade na hora de fazer a limpeza.
A sua bateria de lítio aguenta até 110 minutos de trabalho no modo padrão. Quando está prestes a descarregar, o robozinho de limpeza é capaz de retornar para a base e depois voltar ao trabalho de onde parou.
A sua função mop é bastante eficiente e não deixa a desejar em relação a aparelhos mais caros. A sua função esfregão promete remover até manchas de café.
O recipiente de água comporta 250ml de líquido e pode ser controlado automaticamente, já que quando está na capacidade mínima ele é capaz de avisar através do app. Já o reservatório de sujeira tem capacidade para 550ml.
Prós
- Cria vários mapas
- Possibilidade de selecionar as rotas de limpeza
Cons
- Relatos de dificuldade na configuração inicial dos mapas
- Não funciona muito bem para limpeza pesada.
Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba® s9+ iRobot
Ficha técnica:
- Mapeamento: vSLAM
- Sucção: 2200pa (22mbar)
- Autonomia: 2h
- Compatibilidade: Google Assistant, Amazon Alexa e Siri
- Passa pano: não
- Tanque de água: não
- Capacidade: 550ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,3cm
- Superficies: Piso frio, carpete baixo, madeira
Pioneira em robôs aspiradores, a empresa iRobot traz o modelo Roomba S9+, que tem como principal diferencial a capacidade de se auto-esvaziar.
Este robô vem com a auto denominada Clean Base, compartimento acoplado a sua base de carregamento, onde o robô a cada fim de ciclo faz a descarga da sujeira retirada do ambiente.
Este recurso é especialmente interessante para pessoas alérgicas, já que reduz a circulação de alérgenos no ar.
Além disso, ele oferece controle via app totalmente em português e ainda é capaz de criar mapas dos ambientes. Para isso faz uso das tecnologias vSLAM, Imprint e diversos outros sensores.
Possui ainda sensor acústico Dirt Detect, capaz de identificar espaços com mais sujeira e que precisam de uma limpeza concentrada.
O Roomba S9+ também consegue retornar a base quando está prestes a descarregar, e volta ao trabalho de onde parou.
Prós
- Robô aspirador da empresa pioneira nestes aparelhos, com mais de 30 anos de mercado.
- Base com descarga de sujeira automática
Cons
- Este aspirador é um dos mais caros do mercado.
- Não passa pano, apenas é capaz de conectar-se ao Braava Jet M6, aparelho que faz o trabalho.
Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop 2 Pro
Ficha técnica:
- Mapeamento: LDS (Laser Distance Sensor)
- Sucção: 3000 pa (30 mbar)
- Autonomia: 3h
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 250ml
- Capacidade: 450ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,4cm
- Superficies: Piso frio, carpete, madeira
O robô de limpeza Xiaomi Mop 2 Pro é o intermediário da linha e seu maior destaque é o tempo de autonomia de bateria. Ele consegue limpar grandes espaços sem precisar parar para recarregar.
O Mop 2 PRO possui uma série de recursos avançados, como a função esfregão por vibração sônica de alta frequência. Ele é capaz de emitir até 100.000 vibrações por minuto, prometendo remover até as manchas mais teimosas.
A tecnologia de navegação a laser (LDS) é responsável por fornecer um ótimo desempenho em cada sessão de limpeza. Esse sistema gera mapas precisos da sua casa e identifica diferentes cômodos.
Através do aplicativo móvel Xiaomi Home, você pode visualizar esses mapas e acompanhar o cronograma de limpeza do robô. Além disso, é possível definir áreas restritas e criar paredes virtuais para limitar o acesso a determinados lugares.
Com 16 tipos de sensores, o Mi Robot Vacuum-Mop 2 Pro garante uma limpeza minuciosa e eficiente em todos os cantos da casa.Ele é compatível com Alexa e Google Assistant, sendo fácil de controlar por meio de comandos de voz.
Prós
- A bateria dura bastante, o que possibilita limpar grandes áreas de uma vez
- Sucção forte, navegação precisa e boa personalização de limpeza
Cons
- Relatos de dificuldades para configurar o aparelho no aplicativo
Robô Aspirador Roborock Cleaner Q7 Max
Ficha técnica:
- Mapeamento: LiDAR
- Sucção: 4200pa (42mbar)
- Autonomia: 3h
- Compatibilidade: Google Assistant, Amazon Alexa e Siri
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 350ml
- Capacidade: 470ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,6cm
- Superficies: Piso frio, carpete baixo, madeira
Se você procura alto poder de sucção aliado a longa duração de bateria, alta performance e a eficiência do mapeamento a laser, talvez o Roborock Cleaner Q7 Max seja a sua melhor escolha.
Este robô de limpeza consegue aspirar e passar pano ao mesmo tempo e oferece autonomia de bateria de 3h.
Além disso, ele ainda tem o segundo maior poder de sucção da nossa lista de melhores robôs aspiradores com mapeamento. Ele tem uma força de 42mbar, perdendo apenas para o Liectroux XR500, que oferece 50mbar de sucção.
O Roborock Cleaner Q7 Max armazena até 4 mapas, exclui zonas de limpeza, oferece limpeza programada, compatibilidade com dispositivos inteligentes e muito mais.
Ele também possui suporte a uma estação de esvaziamento onde é possível descarregar a sujeira automaticamente. A Auto-empty Dock Pure tem capacidade para 2,5L de resíduos sólidos. No entanto, na maioria dos casos, ela deve ser comprada separadamente.
Prós
- Autonomia de bateria de 3h
- Mapa 3D
Cons
- Pode não funcionar muito bem em tapetes
Smart Robô Aspirador Wi-Fi Laser Positivo
Ficha técnica:
- Mapeamento: LiDAR
- Sucção: 3000pa (30mbar)
- Autonomia: 2h30
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 250ml
- Capacidade: 650ml de sujeira com o tanque de água ou 900ml sem ele.
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,8cm
- Superficies: Piso frio e madeira
Em meio a tantos dispositivos de marcas estrangeiras, eis que temos um destaque no mercado nacional. O robô aspirador da Positivo Casa Inteligente não fica atrás quando o quesito é inovação.
O robozinho de limpeza varre, aspira, passa pano, e vem com a maioria das features comuns aos outros aparelhos da concorrência. Ele faz mapeamento a laser, definição de limpeza por cômodos, criação de barreiras, zonas de exclusão virtuais, e muito mais.
O Smart Robô Aspirador Wi-Fi Laser Positivo também é capaz de retornar à base quando a bateria está acabando e volta para o trabalho quando a sua carga está completa.
O recipiente de sujeira comporta até 900ml de resíduos sólidos se não estiver dividindo espaço com o tanque de água. E por falar nisso, vale destacar que também é possível definir o nível de água a ser liberado pelo aparelho quando o mop estiver a ser usado.
Prós
- Fabricação nacional
- Custo-benefício
Cons
- O app pode ser difícil de configurar
- Não é indicado para casas com tapetes
Robô Aspirador de Pó Inteligente iRobot Roomba j7
Ficha técnica:
- Mapeamento: vSLAM
- Sucção: 1700 pa (17 mbar)
- Autonomia: 1h15
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: não
- Tanque de água: não
- Capacidade: 400ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 8,6cm
- Superficies: Piso frio, carpete, madeira
O grande trunfo deste aspirador da iRobot é o fato de se auto-declarar o ideal para quem tem animais de estimação. O compromisso assumido é tanto, que a empresa criou a POOP (sigla em inglês para Pet Owner Official Promise, mas que também brinca com o termo cocô – poop em inglês)
Com esta tal POOP – promessa oficial do dono de Pet -, a iRobot garante trocar, sem custos adicionais, qualquer robô que não evite obstáculos causados por seu bichinho.
Sabe aquele cocozinho acidental? Sim, o J7 não vai passar por cima dele, ou pior: aspira-lo! Isto porque o Roomba é equipado com a tecnologia Precision Vision, que captura uma foto do resíduo e envia ao dono para saber se deve ou não aspirar o que está no chão.
Após receber o comando, o Roomba é capaz de guardar a informação para limpezas futuras, onde irá reconhecer o objeto e já saber o que fazer. O robô iRobot também é capaz de identificar e desviar de fios, meias, sapatos, dentre outros.
Além disso, o J7 também é capaz de gerar sugestões de ciclos de limpeza de acordo com seus hábitos e estações do ano. Ele pode, por exemplo, sugerir uma limpeza mais frequente quando o seu Pet estiver com queda de pelo.
O Robô Aspirador de Pó Inteligente iRobot Roomba j7 também faz uso da tecnologia Imprint mapping, que permite criar rotas de limpeza, zonas de exclusão e programar limpezas frequentes.
O recipiente de sujeira é lavável e comporta até 400ml de resíduos. No entanto, este modelo também possui suporte a uma estação de esvaziamento automática que pode ser comprada a parte ou em conjunto caso opte pelo modelo J7+.
Este robô, apesar de não passar pano, possui integração com o robô Braava, mop e esfregão da iRobot. Eles são capazes de serem conectados e trabalharem juntos na limpeza do piso.
Prós
- Alta precisão ao scanear o ambiente
- específico para donos de animais de estimação
Cons
- Não passa mop
- Para identificar com precisão os resíduos sólidos eles precisam ter pelo menos 2cm de altura
Mijia Mi Robot Vacuum-Mop 3C
Ficha técnica:
- Mapeamento: LiDAR
- Sucção: 4000 pa (40 mbar)
- Autonomia: 1h40
- Compatibilidade: Google Assistant e Amazon Alexa
- Passa pano: sim
- Tanque de água: 200ml
- Capacidade: 300ml de sujeira
- Nível de ruído: Baixo
- Altura: 9,5cm
- Superficies: Piso frio, tapete e madeira
Este modelo da Xiaomi tem um desempenho geral mediano, o que significa que ele não é indicado para casas que se sujam constantemente e precisam de limpeza com frequência.
A bateria tem autonomia de 1h40, tempo semelhante ao modelo 2C, do mesmo fabricante. O seu poder de sucção, no entanto, é bem melhor que o modelo citado, sendo de 40mbar contra 27mbar do 2C.
O Xiaomi 3C possui a maioria das características presentes em modelos deste gênero, como mapeamento a laser, definição de rotas de limpeza, criação de zonas de exclusão, personalizações e muito mais.
Outro ponto interessante é a possibilidade de selecionar diferentes níveis de intensidade de limpeza e o controle automático da vazão do tanque de água.
Prós
- Bom desempenho em pisos duros.
- Boa navegação e mapeamento.
Cons
- Pode não limpar bem carpetes
- Mop pode deixar a desejar em superfícies muito sujas.
- Não é adequado para a limpeza pesada.
Qual o melhor robô aspirador e passa pano com mapeamento?
Ao levar em consideração todas as vantagens e características presentes em um único dispositivo, o Liectroux XR500 Inteligente Robô aspirador de pó e esfregão acaba por ser a melhor opção.
Melhor robô aspirador em custo-benefício
Em termos de custo benefício, ficamos entre o Liectroux XR500 e o Smart Robô Aspirador Wi-Fi Laser Positivo. Ambos tem funções que não ficam em nada atrás dos top de linha do mercado.
O fato de maior destaque nesta decisão deve-se ao fato de ambos utilizarem a tecnologia LiDAR, o que geralmente encarece o produto. Apesar disso, os aparelhos tem um custo relativamente baixo em comparação a outros modelos disponíveis no mercado.
Vale destacar que o Smart Robô da Positivo é um produto nacional e entrega muita autonomia e versatilidade.
Melhor em durabilidade
No quesito durabilidade, os robôs da iRobot acabam por sair em vantagem. A empresa líder mundial na construção de robôs está sempre em busca das melhores tecnologias e atualizações.
Todos esses esforços, aliados a grandes investimentos em pesquisas, acabam por elevar a credibilidade e confiabilidade dos robôs Roomba.
Além disso, os robôs aspiradores da iRobot são os únicos a exercerem exclusivamente a função de aspiradores, o que naturalmente evita desgastes em decorrência do uso de líquidos em seu interior.
Para esfregar o chão, a iRobot criou os robôs Braava, que conseguem esfregar e passar mop com alta eficiência.
Saber Mais:
Melhor em desempenho
No quesito desempenho em termos de mapeamento, destacamos o Liectroux XR500, com seu mapeamento LiDAR e algoritmo SLAM, e o Roomba J7, que baseia-se em vSLAM para fazer uso de sua tecnologia patenteada PrecisionVision.
Já quando o assunto é desempenho de bateria, os destaques são o Aspirador de Pó Inteligente – Xiaomi Mi Robot Vacuum-MOP 2 Pro e o Robô Aspirador Roborock Cleaner Q7 Max. Ambos aguentam cerca de 3h de limpeza no modo padrão.
Nossa escolha
Ao levar em consideração o valor e também as principais funções que os aspiradores apresentados podem realizar, consideramos o Liectroux XR500 Inteligente Robô aspirador de pó e esfregão como a melhor escolha.
Ele demonstra alto poder de sucção, o maior dentre todos os listados, além de grande autonomia de bateria, 3h no modo padrão. Ele também é capaz de gerar mapas, passar mop e esfregar o chão, além de vários outros benefícios.
Jornalista, mãe, blogueira e amante de tecnologia. Desde que conheceu o chico, seu robô aspirador de estimação, nunca mais passou raiva e horas limpando o chão de casa.