20 Melhores Robôs Aspiradores do mercado [2024]

A hora e a vez do robô aspirador

É provável que se você chegou até aqui, sua vida anda tão atarefada, que não seria nada mau ter um robô para ocupar o seu lugar. Sim, eu te entendo. E é por isso que neste artigo você vai descobrir os 20 melhores robôs aspiradores da atualidade.

Além disso, vamos te explicar absolutamente tudo sobre este robozinho de limpeza doméstica. Será que ele, de fato, vai de encontro as suas necessidades? Ou será que ele não passa de um mero capricho?

Chegou a hora da verdade. Mas eu já te adianto que você vai se surpreender.

Conteúdo

Os 20 melhores robôs aspiradores do mercado

  1. Robô Aspirador de Pó Inteligente Mop 2 Xiaomi – Conferir a oferta
  2. Robô aspirador de pó JETS J1 – Conferir a oferta
  3. Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W300 – Conferir a oferta
  4. Robô Aspirador de Pó Inteligente Bivolt Roomba® 675 iRobot – Conferir a oferta
  5. Aspirador Robô Acqua Solution 3 em 1 Bivolt HO243 Multilaser – Conferir a oferta
  6. iRobot Aspirador de pó Roomba i3 EVO (3150) Wi-Fi conectado – Conferir a oferta
  7. Robô Aspirador de Pó Inteligente Bivolt Roomba® 614 iRobot – Conferir a oferta
  8. Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba® s9+ iRobot – 110v – Conferir a oferta
  9. Aspirador de Pó Robô Mars Bivolt Multilaser – HO041 – Conferir a oferta
  10. Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W100 Bivolt – Conferir a oferta
  11. Aspirador de Pó Robô Mondial Pratic Clean Bivolt RB-11 – Conferir a oferta
  12. Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W90 – Conferir a oferta
  13. Shark AV2511AE AI robô aspirador com base autovazia XL HEPA – Conferir a oferta
  14. Eufy G10 Híbrido Robô Aspirador 2000Pa – Conferir a oferta
  15. Aspirador de Pó Robô Smart Bivolt Midea VRA81B – Conferir a oferta
  16. Robô Aspirador de Pó Fast Clean Advanced Mondial Bivolt – RB-04 – Conferir a oferta
  17. Aspirador Robô PHILCO Bivolt – Conferir a oferta
  18. EUFY Robô aspirador de pó Robovac 25C – Conferir a oferta
  19. Robô Aspirador de Pó WAP ROBOT WCONNECT – Conferir a oferta
  20. Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT WSMART Bivolt – Conferir a oferta

Decidiu comprar o seu primeiro robô aspirador? Então ele precisa ser o melhor robô aspirador para as suas necessidades e objetivos. Afinal este tipo de produto pode custar alguns milhares de reais, a depender das suas funcionalidades.

É por isso que agora vamos falar sobre os 20 melhores modelos disponíveis no mercado que podem ser uma boa alternativa de ajuda na hora das tarefas domésticas.

1 – Robô Aspirador de Pó Inteligente Mop 2 Xiaomi

Além de smartphones, fones e outros produtos eletrônicos, a Xiaomi também produz robôs aspiradores. E esse modelo em específico possui um design bem minimalista, todo branco e compacto.

Além de ser um aspirador, o aparelho também serve como Mop, já que pode passar pano também, contando com uma base para que coloque água e um pano que o acompanha.

Ele é conhecido por sua grande potência de sucção que vai recolher todas as sujeiras do ambiente.

Na sua parte inferior ficam localizadas as escovas que são macias o suficiente para não estragar qualquer tipo de piso.

O robô aspirador apresenta conectividade com o app da Xiaomi, que permite o controle do aparelho com alguns toques no celular.

Dentre as tecnologias que apresenta, ele faz uso da tecnologia VSLAM de mapeamento, baseada em câmeras que vão evitar que esbarre em móveis, bata nas paredes e tropece em escadas.

2 – Robô aspirador de pó JETS J1

O robô aspirador da JETS é um produto muito completo com tudo que é necessário para uma boa limpeza.

Sua tecnologia faz o mapeamento da casa, possibilitando que o aparelho passe de forma inteligente nos lugares necessários. Além de evitar que qualquer espaço fique sem o cuidado adequado.

Outra tecnologia presente no dispositivo é o sistema CyclonePower da 3° geração, que gera um poder de sucção extremamente potente, podendo coletar pó, fios de cabelo, pelos e outras sujeiras.

Ele conta também com um controle remoto que permite a seleção do modo de limpeza desejado, agendamento da limpeza e controle da direção, tudo o que você precisa na palma das suas mãos.

A sua bateria promete durar até 3 horas, e segundo a marca ela não tem tendência de viciar com o tempo. Quando o dispositivo estiver com a bateria baixa, ele volta para a base de carregamento.

Outro ponto importante é que ele também passa pano, contendo um reservatório de água com capacidade de 300ml, para que passe o pano úmido ou molhado.

Segundo o site da JETS a avaliação de clientes é de 4.7 de 5, semelhante a da Amazon que é de 4.6 de 5.

3 – Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W300

Esse produto é extremamente completo para quem o escolher, a WAP é uma marca conhecida por fabricar produtos de limpeza pesada para o dia a dia e para funções comerciais.

Já o aspirador ROBOT W300 possui dupla filtragem, que vai recolher os ácaros e bactérias no ar para devolve-lo mais puro aos ambientes em que passar.

Outro ponto positivo do filtro é que ele é lavável, evitando que precise comprar várias vezes.

Na sua parte inferior, o robô apresenta escovas giratórias que irão facilitar a limpeza dos cantos de sua casa, servindo também para a limpeza de todos os tipos de pisos.

Para evitar danos ao seu aparelho, ele conta com sensores antiqueda e anticolisão, ou seja, ele não irá esbarrar em móveis, bater nas paredes ou cair de escadas.

O robô aspirador acompanha uma pequena base de carregamento, assim que sua bateria começa a acabar, ele se direciona à base sozinho.

Outro acessório que acompanha o seu robô aspirador é o controle remoto, ele permite que você escolha 5 funções de limpeza diferentes que podem fazer muita diferença na hora da limpeza.

Segundo a Amazon, a avaliação de clientes que já compraram e utilizaram esse produto é de 4,6 de 5 estrelas, com 2103 classificações.

E apesar da grande maioria das classificações serem positivas, muitas pessoas apontam que esse aparelho costuma enroscar em móveis e tapetes, outros apontam que produz um pouco de ruído.

4 – Robô Aspirador de Pó Inteligente Bivolt Roomba® 675 iRobot

O robô aspirador Romba 675 da iRobot, é um produto que oferece diversas tecnologias que prometem um desempenho acima da média.

Como por exemplo o sistema Dirt Detect, que vai fazer com que o aparelho se concentre onde existe mais sujeira em um ambiente.

Assim como a grande maioria dos modelos de robôs aspiradores, esse apresenta também sensores antiqueda para ambientes com escadas e muitos móveis.

O produto conta também com uma base de carregamento, e assim que a limpeza estiver finalizada, ele vai voltar para essa base e carregar.

No próprio site da iRobot, contam com mais de 350 avaliações e uma classificação de 4.5 estrelas de 5, além disso 91% dos clientes recomendam o Roomba 675.

5 – Aspirador Robô Acqua Solution 3 em 1 Bivolt HO243 Multilaser

O robô aspirador da Multilaser HO243 é um produto 3 em 1 que vai varrer, aspirar e passar pano na sua casa.

Para esse último ponto, o produto conta com um reservatório de água com capacidade de 110ml e um pano que pode ser acoplado ao aparelho para que faça o trabalho de mop.

Além disso, ele conta com um sistema de dupla filtragem para que devolva o ar ainda mais puro durante a limpeza nos ambientes.

Sua bateria promete funcionar por 1h30 sem que precise mexer no dispositivo, gerando autonomia para os usuários.

Quando ela estiver acabando, o HO243 se direciona sozinho para a base carregadora para que faça o carregamento sozinho.

Ele tem avaliação de 4,6 estrelas de 5 na Amazon, com 84 classificações de clientes.

6 – iRobot Aspirador de pó Roomba i3 EVO (3150) Wi-Fi conectado

Esse modelo de robô da Roomba, possui como diferencial o fator de ser inteligente, isto é, ele pode ser controlado através do seu celular de forma simples e fácil.

Tendo integração com a Alexa, Google Assistant e podendo ser conectado ao Wi-Fi do ambiente em que se encontra.

Através do aplicativo você pode programar a limpeza, além dele sugerir os melhores horários para entrar em ação. Ele pode ser ativado de qualquer lugar que você estiver.

Ele contém três funções que vão fazer a diferença na sua limpeza, a primeira delas é a escova lateral que vai limpar os cantos, as escovas emborrachas para pegar outras sujeiras mais difíceis.

E por fim, o sistema de sucção que vai auxiliar a puxar todas as sujeiras e seu filtro que devolve o ar muito mais puro para o ambiente. O reservatório é lavável, sendo fácil de tirar as sujeiras mais difíceis.

Sua navegação também é inteligente e funciona em conjunto com o sistema dirt detect para limpar os lugares mais sujos.

Para o carregamento, o aparelho conta com uma base carregadora, então quando está com a carga baixa ele se dirige a base, depois continuando de onde parou a limpeza.

7 – Robô Aspirador de Pó Inteligente Bivolt Roomba® 614 iRobot

O Roomba 614 é um dispositivo que conta com diversas tecnologias para otimizar o seu trabalho.

Como por exemplo o sistema Dirt Detect, que vai direcionar o aparelho para lugares em que a sujeira se encontra mais concentrada.

Ele acompanha uma base carregadora, e para que você tenha o menor trabalho possível, ele volta sozinho a base quando sua bateria começa a baixar.

Ainda sobre suas tecnologias, Roomba 614 possui diversos sensores antiqueda para que não caia ou tropece em móveis.

Esse dispositivo funciona em todo tipo de superfície, contando também com escovas laterais para que consiga alcançar todos os cantos.

No próprio site, a nota do produto é de 4.5 de 5, contando com as avaliações de 353 clientes.

8 – Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba® s9+ iRobot – 110v

Para o penúltimo robô aspirador da nossa lista dos 20 melhores, o Roomba S9+ é um modelo muito completo para quem precisa de uma ajuda extra na limpeza de sua casa.

Ele pode ser controlado através do aplicativo da iRobot, podendo começar seus trabalhos de forma remota, controlado por voz com auxílio da Alexa ou Google Assistant e funcionando com limpeza programada.

O aparelho acompanha um base de carregamento, que além dessa função vai funcionar como lixeira do robô aspirador, este que pode esvaziar automaticamente e sozinho.

Ele é um dos modelos mais atuais e completos que a marca possui, fazendo toda a limpeza da sua casa e podendo se conectar com o Robô Passa Pano Braava Jet m6.

9 – Aspirador de Pó Robô Mars Bivolt Multilaser – HO041

O aspirador HO041 da Multilaser é um modelo compacto e 3 em 1 da marca. Ele promete varrer, aspirar e passar pano úmido pela casa, como um mop.

O aparelho tem uma bateria que dura 2h gerando autonomia para que ele funcione pelo ambiente de forma tranquila.

Além disso, ele pode ser utilizado em todos os tipos de superfície, mas clientes que já compraram o aparelho apontam que é comum que o robô fique preso em tapetes.

Para que sua função de passar pano funcione, ele acompanha um pequeno pano que pode ser acoplado na parte debaixo, para usar basta umedecer e deixa-lo passando.

Segundo a Amazon e a classificação de mais de 17 mil clientes, o produto tem nota de 4,4 de 5.

O que muitos clientes apontaram como ponto negativo é que ele não apresenta uma base de carregamento e possui uma capacidade baixa para sujeira.

10 – Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W100 Bivolt

Mais um modelo da WAP para você conhecer, o W100 é bem compacto e tem como diferencial ser um modelo 3 em 1.

A suas escovas giratórias são posicionadas de forma que alcance todos os cantos, para fazer uma limpeza o mais completa possível.

Ele apresenta 3 modos de limpeza, o aleatório, de cantos e em espiral, para garantir que toda a extensão do ambiente seja limpa.

Seu filtro tem capacidade de 250ml, é removível e pode ser lavado depois de utilizado.

Para sua função de Mop, ele acompanha um pano de microfibra que pode ser acoplado na parte inferior do aparelho.

Na Amazon o produto conta com 7275 classificações e uma nota 4,4 de 5, e segundo seus usuários, ele precisa de uma certa ajuda para que limpe todos os cantos do ambiente já que não conta com sistema de mapeamento.

11 – Aspirador de Pó Robô Mondial Pratic Clean Bivolt RB-11

Esse modelo super slim da Mondial foi pensado dessa forma para que pudesse entrar debaixo de móveis e sofás, fazendo uma limpeza ainda mais completa.

Ele conta escovas laterais que facilitam a limpeza de cantos, tendo também uma função para passar pano enquanto faz seu trabalho de aspirador.

Para evitar que o produto estrague ou se choque com móveis e objetos, ele possui sensores antiqueda e regulagem de intensidade, evitando que bata em paredes ou caia de escadas.

Por ser um modelo mais simples ele não é Smart e não possui integração com Alexa e outras inteligências artificiais.

Segundo clientes da Amazon o produto é ideal para quem possui pets que soltam muitos pelos, não possui um ruído incomodo e é fácil de se utilizar.

Porém, apresenta pontos negativos, como o fato dele não possuir modos de limpeza e andar de forma aleatória, deixando espaços sujos.

Na Amazon, sua nota é de 4,4 de 5, considerando a avaliação de 1344 compras feitas no site.

12 – Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT W90

O robô aspirador da WAP tem 3 funções, sendo a principal dela a de aspiração, com um ótimo poder de sucção, com função de varrer e passar pano no ambiente.

Ele conta com escovas giratórias, que vão servir para limpar de forma eficaz os cantos mais difíceis, que normalmente não seriam limpos somente pela aspiração.

Para sua função de passar pano, ele acompanha um pano microfibra que pode ser limpo na máquina de lavar.

O Robot W90 possui 3 modos de limpeza, o aleatório, de cantos e espiral para uma limpeza mais completa da sua casa.

Para que ele não caia de escadas ou bata nas paredes, o robô possui sensores que evitam o impacto e mudam a rota ao encontrar um obstáculo.

Sua avaliação na Amazon é de 4,3 de 5, com classificação de mais de mil clientes.

13 – Shark AV2511AE AI robô aspirador com base autovazia XL HEPA

Este modelo da Shark é um pouco diferente do que foi visto até agora. Isso porque ele acaba sendo bem completo em relação aos modelos mais comuns.

Seu filtro é HEPA, que capta grande parte da poeira e dos alérgenos que estão presentes nos ambientes.

Além disso, possui uma base para esvaziar automaticamente podendo comportar 60 dias de sujeiras, porém, o ideal é que limpe com frequência para que não contamine o ambiente.

Conta com tecnologia que detecta e evita os objetos jogados no chão, isso funciona por conta de sua navegação a laser e mapeamento com sistema LiDAR.

Um dos seus modos de limpeza é o UltraClean, que funciona perfeitamente em carpetes fazendo um ótimo trabalho, e aspirando todas as impurezas.

O robô aspirador da Shark é smart, e pode ser conectado ao seu celular pelo aplicativo SharkClean para que você tenha mais controle em suas mãos.

Na Amazon, ele tem uma avaliação de 4,4 de 5 com a classificação de 1124 clientes.

14 – Eufy G10 Híbrido Robô Aspirador 2000Pa

Este modelo compacto da Eufy, tem um potencial de sucção de 2000Pa, ou seja, vai trabalhar limpando toda a sujeira de maneira eficaz.

É chamado de robô aspirador híbrido por possuir 2 funções, a de aspirador e uma de mop para que se passe o pano.

Ele pode trabalhar diretamente por 80 minutos e quando sua bateria estiver chegando ao fim, vai voltar para a base de carregamento que acompanha.

Através do aplicativo EufyHome, ele pode ser controlado tanto com cliques quanto por voz, tendo o diferencial da integração entre Alexa e Google Assistant.

Sua navegação é dinâmica, feita através de um giroscópio que vai evitar que certos lugares fiquem sujos e sem ser aspirados.

Na Amazon podemos encontrar mais de mil avaliações de clientes, e uma classificação geral de 4,4 de 5.

15 – Aspirador de Pó Robô Smart Bivolt Midea VRA81B

Este robozinho de limpeza 3 em 1 varre, aspira e esfrega. Tudo ao mesmo tempo e com grande eficiência. Ele vem com um controle remoto onde é possível programar os tipos de limpeza de que precisa.

Ele consegue realizar a limpeza em 5 modos distintos, adequando-se às necessidades do momento. O VRA81B da Midea também possui base de recarga e o robozinho é capaz de retornar a ela sozinho quando a sua bateria está acabando.

O tempo de recarregamento do produto é de cerca de 3 horas, e a sua duração média de bateria é de 30 minutos.

O SmartMop Midea tem um dos níveis de ruído mais baixos da sua família, com 71 decibéis, o que o torna um aparelho bem silencioso.

Ele possui sistema de dupla filtragem com filtro HEPA e ativa um alarme caso algo esteja obstruindo a sucção.

O VRA81B está avaliado em 4,3 de 5 estrelas na Amazon, com destaque para a sua nota de custo-benefício, que é de 4,5 de 5 estrelas.

16 – Robô Aspirador de Pó Fast Clean Advanced Mondial Bivolt – RB-04

Esse aparelho é nacional e conta com 3 funções diferentes, a de aspirar, varrer e passar pano. Sua função MOP funciona com o pano que acompanha o dispositivo. 

Ele possui um controle remoto que garante todo o controle na palma das suas mãos, nele você pode direcionar a limpeza, inicia-la e pausá-la.

O aparelho acompanha uma base carregadora, então quando estiver com pouca bateria ele irá se direcionar para a base e recarregar.

Pensando na integridade dos seus móveis, ele também contém um tipo de para-choque que vai evitar riscos aos obstáculos que possa encontrar.

E falando em obstáculos, ele contém sensores que vão impedir que ele esbarre em paredes ou móveis, e caia de escadas.

Ele pode ser usado em todos os tipos de pisos, além de possuir um filtro lavável que retira a maioria das impurezas do ar, devolvendo-o mais puro.

Na Amazon, ele está classificado como 4,3 de 5 e foi avaliado por 187 clientes, muitos apontam como seu custo benefício é ótimo, relacionando o valor com as funções do aparelho.

17 – Aspirador Robô PHILCO Bivolt

Esse aparelho conta com uma bateria de 800 mAh que promete um desempenho de até 1h para o seu robô.

Ele acompanha um controle remoto, que funciona a base de 2 pilhas AAA. O controle serve principalmente para ligar e desligar o aparelho, programar as funções e direcionar para as 4 direções.

Além de aspirador ele também é MOP, ele irá passar pano na sua casa enquanto faz seu trabalho principal de aspirador.

O aspirador da Philco contém um filtro chamado HEPA, ele é lavável e filtra grande parte das impurezas.

Segundo 150 avaliações de clientes na Amazon, sua avaliação é de 4,2 de 5. Muitos clientes apontam que ele não sobe em tapetes altos e felpudos, mas que sendo um mais simples, seu custo-benefício é ótimo.

18 – EUFY Robô aspirador de pó Robovac 25C

O produto Robovac 25C da EUFY, possui um grande poder de sucção, 3x mais forte comparado a sua outra versão Robovac 10.

Ele também tem um design super slim, considerado ideal para entrar embaixo de móveis e outros objetos que possam estar em sua casa.

Através do aplicativo Eufy Home, você pode conectar o seu aparelho ao Wi-Fi e controla-lo por comandos de voz pela Alexa ou então pelo Google Assistant.

Diferentemente de alguns modelos do mercado, ele é bem silencioso podendo trabalhar enquanto você ou seus filhos dormem, sem atrapalhar o sono ou trabalho de quem está no ambiente.

O produto acompanha controle remoto, escovas reservas, uma base de carregamento e outros acessórios extras.

19 – Robô Aspirador de Pó WAP ROBOT WCONNECT

Mais um robô aspirador da WAP para nossa lista dos 20 melhores do mercado. Esse modelo é inteligente, pode ser conectado ao Wi-Fi e comandado por voz, usando Alexa e Google Assistant.

Além de função de aspirador, ele também passa pano na casa, semelhante a um MOP. O aparelho tem um dispenser de água que funciona automaticamente com o uso de um pano de microfibra.

Sua bateria pode durar até 2h e para o carregamento, ele acompanha uma base à qual o aparelho volta quando se encontra com a carga baixa, levando cerca de 5 horas para carregar.

Ele conta com diferentes modos de limpeza para proporcionar diferentes finalizações que o seu ambiente merece.

Gerando ainda mais facilidade, o compartimento de sujeira é grande para que dure mais tempo sem precisar da limpeza, contando com 400ml.

Sua classificação na Amazon é de 4,1 de 5, tendo sido avaliado por mais de 350 clientes diferentes.

20 – Aspirador de Pó Robô WAP ROBOT WSMART Bivolt

Para finalizar a nossa listagem dos melhor robô aspirador, trouxemos o modelo WAP ROBOT WSMART.

Ele é um modelo inteligente, que funciona via controle remoto com funções de ligar e desligar, escolher funções e programar a limpeza quando você quiser.

O aparelho vai fazer 3 trabalhos em 1 só, varrer, aspirar e passar pano, podendo intercalar entre 3 modos de limpeza, um para os cantos, um em circulo e por fim, o de limpeza aleatória.

Apesar de ser um modelo slim, ele apresenta reservatório para água e acompanha um MOP para que passe pano de forma automática.

Apresenta sistema de autorrecarga, quando sua bateria está baixa ele volta automaticamente para a base e em até 2h está com a bateria em 100%.

Sua nota na Amazon é 4 de 5, tendo sido avaliado por mais de mil cliente anteriores.

Como escolher o robô de limpeza

Agora que você já sabe as melhores opções de robôs aspiradores disponíveis no mercado, vamos focar no que você precisa saber antes de escolher a melhor opção para a sua casa. Para tomar uma decisão acertada sobre o item ideal, o primeiro passo é elencar quais as suas necessidades em termos de limpeza.

Se você precisa de algo para trabalhos pontuais que não exigem muita atenção ao detalhe, como por exemplo para limpar o chão após o jantar, ou mesmo manter uma casa pouco movimentada sempre limpinha ao fim do dia, talvez um robô barato sem sistema de mapeamento sofisticado seja suficiente.

No entanto, se você tem uma casa espaçosa, com grande volume de pessoas e ainda animais de estimação, talvez o ideal seja um produto mais robusto, que aguente o tranco para uma limpeza diária mais reforçada. Neste caso, os robôs aspiradores com mapeamento sejam o ideal.

Além disso, você precisa levar em conta os acessórios. Se você quer um aspirador que recolha muita sujeira, vale a pena investir em um que tenha o reservatório de resíduos sólidos espaçoso. Há inclusive equipamentos que incluem uma base de descarga automática de resíduos, como por exemplo o Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba® s9+ iRobot e o Shark AV2511AE AI robô aspirador com base autovazia XL.

Vantagens do uso de robôs aspiradores

Ter um robô aspirador é o sonho de todo mundo, desde os jovens adultos até os idosos. E cada um apresenta os seus motivos e objetivos para querer esse dispositivo em suas casas.

Existem diversos dispositivos e cada um deles com sua característica diferente, que pode-o fazer ser mais adequado para suas necessidades ou não.

E é claro, cada característica apresentada traz um benefício diferente para seus proprietário. Mas em geral podemos citar esses:

A autonomia do aspirador robô

Um dos maiores benefícios de ter o robô aspirador, é a autonomia e praticidade para quem tem uma rotina muito conturbada, isso engloba mães com filhos, pessoas que passam o dia fora trabalhando ou que possuem outros afazeres.

Para essas pessoas e outras com a vida agitada, é difícil separar um tempo do dia para varrer a casa, e com o robô aspirador, você sempre vai ter uma casa limpa e aspirada para voltar.

É realmente uma invenção que auxiliou grande parte das donas de casa e pessoas que apreciam um ambiente limpo.

Limpeza programada

Ter um robô aspirador em casa é ótimo para quem tem costume de esquecer de fazer a limpeza, ou então precisa realiza-la de última hora.

Dependendo do modelo do seu dispositivo, é possível programar em quais dias e horários você prefere que o seu aspirador funcione.

Dessa forma ele vai começar os trabalhos sem que você precise inicia-lo manualmente, começando a limpeza mesmo que você não esteja em casa.

Então mesmo após um longo dia de trabalho, você vai encontrar a sua casa limpa e sem sujeiras no chão.
Controle via App.

Os modelos mais recentes desse dispositivo, possuem controles remotos, podendo ser feitos pelo aplicativo do seu celular.

Normalmente o aplicativo conta com comandos simples e uma agenda para que se programe a limpeza. Mas ele também pode ter comando por voz, como se fosse uma Alexa.

Além disso, o uso remoto proporcionado pelo app, permite que você controle o seu aparelho mesmo longe de casa.
Isso torna o seu trabalho ainda mais fácil e simples, podendo controlar de qualquer lugar e comandar sem maiores problemas.

Alcança embaixo de móveis

Os robôs aspiradores são conhecidos por terem um design característico, geralmente eles são redondos, baixos e estreitos.

Isso permite que entrem embaixo de qualquer móvel que, uma vassoura por exemplo, não entraria.

Além de facilitar essa limpeza em lugares menores e mais difíceis de alcançar, eles também evitam que pessoas com alguma limitação ou dificuldade precisem fazer algum trabalho mais complexo.

Baixa manutenção

O robô aspirador é um dispositivo que não necessita de muita manutenção para que continue funcionando em sua força total.

A única coisa que você precisará fazer é limpar o armazenamento de poeira e sujeira dele. Isso deve ser feito de forma regular para que ele não fique cheio e prejudique seu funcionamento.

Quanto mais limpo, melhor o seu desempenho em limpar o ambiente, e quanto mais cheio, mais difícil será para que ele funcione.

Faça questão de checar o seu manual de instruções para que não acabe estragando o dispositivo.

Ideal para quem tem pets

Por fim, um benefício mais pontual. Para quem tem animais de estimação, o robô aspirador é ideal para que mantenha a casa sempre limpa e livre de pelos.

Isso porque o pelo, principalmente de gatos, acaba acumulando muito rápido, fazendo com que a casa fique cheia de pó misturado aos pelos dos gatos.

E muitas pessoas apresentam alergia aos pelos de seus pets, em especial as crianças, sendo necessário fazer essa limpeza de forma mais frequente para evitar crises alérgicas.

Para escolher o melhor modelo de aspirador para a sua casa, é necessário pensar nas suas necessidades principais e objetivos com ele.

Mas essa busca não será tão difícil, principalmente porque agora você conhece mais sobre como surgiu o robô aspirador, como ele funciona realmente e quais são os seus maiores benefícios.

Como funcionam os robôs aspiradores?

Para que esse tipo de aspirador funcione do jeito que conhecemos, foram necessários uns bons anos de estudo e o desenvolvimento de muitas tecnologias.

Mas cada modelo funciona de uma forma diferente, pensando de forma geral eles precisam de suas rodas, sensores, sistemas de sucção e base de carregamento.

Rodas e sensores

As rodas vão permitir que eles possam andar por toda a casa sem grandes problemas, por todos os cantos que precisam limpar e retirar as sujeiras.

Os sensores são responsáveis por fazer com que o seu aspirador mais compacto possa funcionar de forma livre pela casa.

Eles também são responsáveis por impedir que o aparelho leve tombos em escadas, degraus ou se choquem com as paredes.

Mas isso depende do modelo que for escolhido e qual a tecnologia utilizada por eles.

Sistema de sucção

Eles contam também com escovas em suas pontas e enquanto o motor faz com que eles se movam, as escovas tem como objetivo auxiliar na sucção e “desgrudar” a sujeira das superfícies.

Tudo que é sugado pelo robô, fica armazenado dentro do dispositivo, sendo função do proprietário esvaziar para limpar.

Carregamento

A forma de carregamento do seu robô aspirador vai depender do modelo escolhido. Alguns são carregados como celulares, utilizando cabos USB ou outros que sejam conectados a tomada.

Porém, modelos mais novos contam com uma base de carregamento, que o próprio aspirador se dirige até ela quando está com pouca bateria, ou pode ser colocado pelo proprietário para recarregar.

Tecnologias

Além de suas principais funções, o robô aspirador também conta com algumas tecnologias que melhoram ainda mais o seu desempenho em casa. Conheça:

Sistemas de navegação e mapeamento

Outra parte essencial é o sistema de mapeamento, que geralmente vem junto com os dispositivos mais novos.

Esse sistema é composto de câmeras ou ferramentas de detecção que vão mapear a sua casa e coletar dados para que ele possa ter um guia do lugar que precisa limpar.

Pode também ser dividido em tipos de sistema de mapeamento, que fazem a navegação na sua casa de diferentes formas, ela pode ser randômica ou por giroscópio.

Navegação randômica

O mapeamento randômico é o modelo mais comum. Nele o robô aspirador vai transitar pela sua casa de forma aleatória, podendo passar por lugares repetidos.

Geralmente os robôs que trabalham desta forma tem valores mais acessíveis. Ainda que eles sejam capazes de limpar grandes áreas, eles são ideais para uma limpeza pontual de pequenos espaços. Um exemplo seria uma sala onde, após as refeições, podem ficar ciscos pelo chão.

Devido a sua falta de direcionamento específico, ele não é o mais indicado para limpezas mais pesadas ou de espaços muito amplos. E é por isso que é tão importante, na hora da compra, ter em mente o que você espera obter com tal aparelho, evitando assim uma grande frustração.

Navegação por giroscópio

Este tipo de navegação é um pouco melhor que a randômica. Através de sensores ópticos, o aparelho é capaz de calcular a distância entre ele e os obstáculos. Seu padrão de navegação é sempre em zigue-zague.

Um robô aspirador que possui este tipo de mapeamento pode ser capaz de memorizar a rota que deve ser feita para a limpeza na casa. Alguns até possuem estações de carregamento e conseguem voltar até ela quando estão perto do fim da bateria.

Estes modelos, por ainda terem um valor mais acessível, podem ser uma mais valia na hora da limpeza cotidiana de pequenos e grandes espaços. Mas não espere perfeição o tempo todo.

Mapeamento por câmera

Aparelhos com este sistema de mapeamento possuem uma câmera digital acoplada. Eles são capazes de tirar fotos dos ambientes e, a partir delas, criam um mapa da casa.

Este tipo de mapeamento tende a ser muito eficiente em ambientes que estão sempre bem iluminados. Em locais de pouca ou nenhum luminosidades, ele pode ter um desempenho insatisfatório.

Mapeamento a laser

Este tipo de mapeamento utiliza a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging – em tradução livre quer dizer ‘detecção de luz e alcance’). Aparelhos com esta modalidade de navegação possuem o mais alto nível de precisão na hora da limpeza.

Eles conseguem gerar um mapa de todo o cômodo, o que facilita a sua circulação por cada centímetro da casa. Como não dependem apenas de câmeras ou sensores, eles são capazes de identificar desníveis, carpetes, móveis e muito mais. Isso tudo ainda que o cômodo em que eles estejam tenha pouca ou nenhuma iluminação.

Um robô aspirador com mapeamento através de tecnologia LiDAR é o mais eficiente na hora de uma limpeza mais pesada e autônoma. Mas como tudo não são só maravilhas, toda essa destreza tem seu preço. Sim, eles costumam ter um valor bem mais salgado.

Saiba mais: Melhores robôs aspiradores com mapeamento

Outras funcionalidades tecnológicas

Além das várias opções de navegação e mapeamento para limpar a sua casa, os robôs aspiradores possuem algumas funcionalidades que vão auxiliar na manutenção da limpeza também.

Robôs aspiradores 3 em 1

Equipamentos 3 em 1 não só aspiram a casa, como também podem as vezes varrer e passar pano. Para isso, eles precisam possuir este tipo de programação, além de acessórios extras que geralmente vem juntos com o dispositivo.

Eles costumam ter um compartimento para a água e um mop acoplado.

Um exemplo de equipamento 3 em 1 é o modelo HO041 da Multilaser. Veja uma resenha sobre este produto aqui.

Para concluir, tenha em mente que a melhor opção de robô de limpeza vai ser sempre a que melhor atende as suas necessidades.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top